quinta-feira, novembro 24, 2011

Físicos descobrem uma nova subpartícula: Xi-sub-b neutra

Físicos do laboratório Fermilab produziram, através de colisões de alta velocidade, o que eles acreditam ser uma nova partícula, um parente mais pesado do nêutron.
A partícula é chamada Xi-sub-b neutra. Quando formada no acelerador de partículas, durou apenas um mero instante antes de decair em partículas mais leves.
Os cientistas descobriram essas partículas efêmeras fazendo partículas girarem em volta de um anel de 6,3 quilômetros próximo à velocidade da luz. Quando as partículas colidiram, a efusão de energia as desintegrou em outras partículas.
O modelo padrão da teoria da física prevê a existência da Xi-sub-b neutra, mas esta é a primeira vez que os pesquisadores a detectam.
A partícula é um bárion, o que significa que é composta por três partículas fundamentais chamadas quarks.
Prótons e nêutrons, que compõem o núcleo dos átomos, são bárions. Prótons contêm dois quarks “up” e um “down” (existem seis tipos de quarks na natureza: “top”, “bottom”, “charm”, “strange”, “up” e “down”), enquanto os nêutrons têm dois quarks “down” e um “up”.
A partícula recém-descoberta contém um quark “strange”, um quark “up” e um quark “bottom”. O quark “bottom” é chamado de quark “bottom” pesado, e torna a Xi-sub-b neutra cerca de seis vezes mais pesada que um próton ou nêutron.
Medir as propriedades de partículas minúsculas como a Xi-sub-b neutra permite que os físicos compreendam como os quarks interagem para formar a matéria. Segundo os cientistas, os modelos de física ainda preveem que vários bárions têm que ser descobertos.
fonte: http://hypescience.com/fisicos-descobrem-uma-nova-subparticula-xi-sub-b-neutra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário