domingo, novembro 13, 2011

Emaranhamento Quântico

O espaço e tempo são dois conceitos clássicos fundamentais mas de acordo com a mecânica quântica são secundários. Os emaranhamentos são primários.Eles interconectam sistemas quânticos sem referência a espaço e a tempo.
 
Quando duas partículas estão emaranhadas elas perdem suas características próprias e começam a funcionar como um único sistema. A interação entre elas continua mesmo que elas estejam separadas por longas distâncias.

emaranhamento quântico é um fenômeno da mecânica quântica que permite que dois ou mais objetos estejam de alguma forma tão ligados que um objeto não possa ser corretamente descrito sem que a sua contra-parte seja mencionada - mesmo que os objetos possam estar espacialmente separados. Isso leva a correlações muito fortes entre as propriedades físicas observáveis dos diversos sub-sistemas.

Essas fortes correlações fazem com que as medidas realizadas num sistema pareçam estar a influenciar instantaneamente outros sistemas que estão emaranhados com ele, e sugerem que alguma influência estaria a propagar-se instantaneamente entre os sistemas, apesar da separação entre eles. Mas no Universo não se permite a transmissão de informação a uma velocidade superior à da velocidade da luz, portanto o emaranhamento quântico mostra um conceito que chamamos de não-localidade, ou seja a informação não viaja pelo espaço e pelo tempo. A informação é instantânea, não-local.


O emaranhamento quântico é considerado pelos cientistas como base para futuras tecnologias como computação quântica, criptografia quântica e teletransporte quântico. Fenômeno intrínseco da mecânica quântica, o emaranhamento permite que duas ou mais partículas compartilhem suas propriedades mesmo sem qualquer ligação física entre elas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário