sábado, novembro 19, 2011

Aceleradores de partículas

Hoje na mídia se fala muito em aceleradores de partículas. Vc sabe como funcionam os aceleradores?
O LHC (Large Hadron Collider - Grande colisor de hádrons) é o acelerador mais potente que existe atualmente. As partículas percorrem 27 km, num túnel subterrâneo circular, a 100m abaixo do solo, na fronteira da Suíça com a França.
Prótons (que hj são chamados de hádrons) são acelerados a velocidades muito próximas a da luz e colidem. Nestas colisões é possível observar uma variedade enorme de novas partículas.
Suponha que conseguíssemos acelerar dois moranguinhos a estas altíssimas velocidades. No momento da colisão, pela conservação de energia, a energia que os morangos carregam (energia cinética, devido a sua velocidade), se materializaria em novas frutas.

Conversão Energia-Massa  ( E=mc² )


Partículas com massas pequenas produzindo partículas com massas maiores. Coloca-se as partículas de massa pequena num acelerador, dá-se a elas muita energia cinética (velocidade)  e faz-se a colisão. A energia cinética das partículas se converte na formação de novas partículas de maior massa. Criam-se partículas pesadas instáveis e estuda-se suas propriedades.
 
Uma outra maneira de ver o fenômeno, é pensar que quando os prótons são acelerados eles aumentam de massa (segundo a teoria da relatividade - corpos que se movem a velocidades próximas da luz tem sua massa aumentada). Deste modo no momento da colisão dos prótons surgem várias outras partículas. Para saber um pouco mais assista ao vídeo abaixo:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário