terça-feira, dezembro 13, 2011

Física Quântica para todos ! (3)

Como vimos no post anterior (Física quântica para todos 2), a luz, que pela física clássica era considerada uma onda eletromagnética em qualquer situação, tb pode ser considerada como composta de partículas, os fótons.
O físico Louis de Broglie propôs a ideia contrária, ou seja, já que a luz que era tida como onda também tinha comportamento corpuscular (de partículas), será que as partículas também não poderiam ter um comportamento ondulatório?

A resposta para a sua questão é positiva! Os elétrons, que eram considerados partículas também podem apresentar comportamento ondulatório sim! Observe no filminho abaixo o famoso experimento da fenda dupla.

Hoje sabemos que o elétrons, assim como as outras partículas quânticas, são dualidades onda-partícula. Este conceito de dualidade confundiu os físicos por algum tempo pois na física clássica não existe tal conceito. Não tem como um mesmo objeto clássico ter dois comportamentos tão diferentes. Mas na física quântica isso pode acontecer sim!


Para colocar um pouco de ordem nesta estória toda o físico dinamarquês Niels Bohr propôs o Princípio da Complementaridade, onde ele diz que os conceitos corpuscular (partículas) e ondulatório são complementares. Se num determinado experimento o elétron mostra o comportamento de partícula usamos o modelo do elétron partícula (naquele experimento consideramos que o elétron é uma partícula). Se em outro experimento (fenda dupla, por exemplo) o elétron exibe um comportamento ondulatório, usamos o modelo do elétron como onda. Repare que se o elétron vai "aparecer" como onda ou partícula, depende do experimento que montamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário