terça-feira, dezembro 20, 2011

Aniversário da Física Quântica!!


Numa reunião da Sociedade Alemã de Física, a 14 de dezembro de 1900, Max Planck apresentou seu artigo "Sobre a Teoria da Lei de Distrinuição do Espectro Normal". Este artigo que a princípio atraiu pouco atenção foi o início de uma revolução na física. A data de sua apresentação é considerada como sendo a do nascimento da física quântica, embora só um quarto de século mais tarde a mecânica quântica moderna, base de nossa concepção atual da natureza, tenha sido desenvolvida por Schroedinger e outros.


Planck propôs em seu artigo que a energia seria tratada como uma variável discreta em vez de uma variável contínua, como sempre foi considerada pela Física Clássica.  Planck supôs que a energia poderia ter apenas certos valores discretos, em vez de qualquer valor, e que os valores discretos de energia fossem uniformemente distrinuídos da forma:


CONSTANTE DE PLANCK
Constante fundamental da Física Quântica, reflete a proporcionalidade entre a frequência da onda e a energia da ocorrência (quantum) que lhe está associada.

h = 6,63 x 10-34  J.s

Fonte de pesquisa: Física Quântica - Átomos, moléculas , sólidos, núcleos e partículas. Eisberg - Resnick. Ed Campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário