terça-feira, junho 04, 2013

Física Quântica para todos (10) - O Gato de Shrödinger

 

As interpretações da Física Quântica - O Gato de Shrödinger


A questão da medida na Física Quântica é o ponto de maior mistério na sua interpretação. Nos posts anteriores (Física Quântica para todos (1), (2),...) a questão do colapso da função de onda foi discutida e explicada. Neste post vamos discutir como interpretar o que acontece neste momento da medida, ou da observação, de uma partícula quântica.
Temos a interpretação de Copenhagen, que é a que adotamos no meio acadêmico atualmente, que diz que no momento da medida, ou do colapso da função de onda de possibilidades, todas as outras possibilidades simplesmente desaparecem, ficando apenas uma dentre elas como resultado. Por exemplo, se vamos fazer uma medida do spin de uma partícula, o resultado pode ser  1/2  ou  -1/2 (simplificadamente). Antes da medida estas possbilidade existem simultaneamente. No momento da medida, teremos estes resultados colapsados para apenas um resultado, ou  1/2  ou  -1/2 e a outra possibilidade deixa de existir.

Na figura abaixo quando a moça não está olhando a bola de basquete está em todas as posições ao mesmo tempo. No momento da medida, ou da observação, teremos apenas um dos resultados possíveis. O colapso das possibilidades em apenas um resultado.



Mais estranho ainda é quando pensamos neste estado de superposição, antes da medida, onde todas as possibilidades existem simultaneamente. Para ilustrar o quanto isso é bizarro e a Física Quântica estranha, o famoso físico Erwin Schrödinger propôs a ideia de um gato fechado numa caixa contendo um material radioativo. O material tem 50% de chances de emitir uma partícula, que dispara todo um sistema dentro da caixa que leva a morte do gato (veja figura abaixo) e 50% de chances de não emitir esta partícula e o gato continuar vivo. Como as possibilidade são de 50% para cada caso, no momento de abrir a caixa o gato tem chances iguais de estar vivo ou morto. Neste caso ANTES da abertura da caixa, ou seja, antes da observação, o gato estaria vivo E morto ao mesmo tempo, num estado de superposição das possibilidades.



Mesmo com toda esta estranheza a Física Quântica tem se mostrado a Teoria Física de mais sucesso até hoje! O grau de acerto da Física Quântica para os fenômenos estudados por ela é comparável a lançarmos uma flecha aqui da Terra para acertamos um alvo na Lua e acertássemos em cheio. Não cabe a nós julgarmos a natureza, se sua maneira de fazer as coisas é estranha ou não, o que nos cabe é ampliarmos nossa consciência e visão de modo a alcançar o que o Universo tem a nos ensinar!

2 comentários:

  1. Gostei muito dos conteúdos do seu blog, Eliane !!

    Li a Física Quântica para todos 8 e 9, mas não encontrei as anteriores.
    A cada dia vou ler um artigo que vc postou !! Meu interesse é duplo : fenômenos materiais e mentais/espirituais.

    No momento, estou precisando conhecer mais da física quântica porque parece ser uma possível explicação para um fenômeno que acontece no meio interplanetário. É que faço uma pesquisa, como leigo, sobre o magnetismo do sol. É muita coisa para explicar aqui, mas gostaria que você, se gostar e tiver tempo, colaborasse com a pesquisa - que é livre e on-line na internet - verificando esta possibilidade : que as eventuais acelerações inexplicáveis(os cientistas ainda não entendem) na velocidade do vento solar é devido a um "irmanamento" de partículas sub-atômicas no sol e depois reação quântica à longa distância, quando metade(provável) destas partículas ficaram no sol(e em um determinado momento sofreram uma explosão) e a outra metade foi expelida, antes, por outras atividades solares para o meio interplanetário. Quando ocorre uma explosão solar, as partículas que já estão aqui na terra, por exemplo, respondem quânticamente às alterações que suas irmãs estão sofrendo lá no sol(pela explosão).

    Este fenômeno ocorreu dia 31 e 1 passados(maio/junho/2013). Veja lá em : Comentários Quase Diários de Atividades Solares :
    http://ambientecientifico2.blogspot.com.br/2013/05/comentarios-quase-diarios-sobre_5.html
    Ou pesquisar os termos acima no Google.

    Grande abraço....Luiz Spinola
    Obs : vou divulgar o seu blog !!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz Antonio!
    Fico feliz com seu comentário. Obrigada.
    Os posts anteriores podem ser encontrados na janelinha de pesquisa do blog.
    Assim que tiver um tempo darei sim uma olhada na sua pesquisa, muito interessante por sinal!
    Obrigada tb por divulgar o blog. Mantenhamos contato,
    Abraços,
    Eliane

    ResponderExcluir