quinta-feira, agosto 23, 2012

A Quinta Dimensão - Física Quântica para todos (8)

 
Caros amigos,
 
Hoje vamos falar um pouco sobre a possibilidade de dimensões extras. Nosso espaço tem 3 dimensões: largura, altura e comprimento. Albert Einstein em 1905 incluiu o tempo como mais uma dimensão, transformando assim o nosso conceito de espaço como algo separado do tempo. Einstein traz uma descrição de uma única estrutura quadridimensional chamada de espaço x tempo. É um pouco mais difícil entender o tempo como uma dimensão pois isso foge ao nosso senso comum, mas vcs podem ver num post um pouco anterior a este "O Paradoxo do Gêmeos - o tempo ditala!" como este fenômeno acontece. Bem, quando falamos então em quinta dimensão estou me referindo a quarta dimensão espacial, que é a quinta no total, pois não podemos nos esquecer de que o tempo já está incluso, fazendo o papel da quarta dimensão.
Para nós podermos entender o que seria uma dimensão acima, nós precisamos primeiro pensar nas dimensões abaixo. Podemos imaginar como seria para um ser que vivesse em apenas duas dimensões, encontrar com alguém que viesse de uma dimensão acima, ou seja, alguém que vivesse num espaço de três dimensões. Para esta ideia postei abaixo um filminho muito interessante do Dr Quantum visitando um mundo chamado "Planolândia":
 
 
Como vocês puderam ver no filme o Dr Quantum pode realizar "milagres", como ver o que está dentro do cofre, ou retirar objetos de cômodos fechados sem passar pelas paredes. A ideia por trás desta formulação de que nosso Universo pode ter mais dimensões, é a de que pensando em um Universo com mais dimensões as leis físicas se tornam mais fáceis. Albert Einsten conseguiu simplificar as equações da física clássica quando ele tomou o tempo como sendo mais uma dimensão. Vindo futuramente do seu trabalho a famosa equação da física E = mc² !
Muitas das questões não respondidas hoje pela física podem ter suas soluções em dimensões extras, ainda não conhecidas por nós. Com certeza é uma ideia a se considerar. E se na verdade nosso cérebro só tenha evoluído para perceber 3 dimensões espaciais, quando na verdade estamos cercados por outras? Deixo pra vcs a pergunta e o mistério, que é o ponto mais fascinante de estudarmos nosso Universo.
 

16 comentários:

  1. Entender a física quantica é algo muito difícil para nossa cabeça "engessada" pelas leis da física e matemática classicas. Mas siga tentando entender os novos conceitos da fisica quantica. Chegará um momento que o esforço parece que "arrebentará" sua mente reduzindo-a a muitos caquinhos. Não se importe. Junto-os e siga novamente a procura do entendimento. Novamente sua cabeça arrebentará em muitos pedaços e vc os juntará outra vez. Mas dessa vez você vai notar que não é necessario juntar todos os pedaços; sua mente trabalhará muito melhor só com metade dos pedaços. Vá em frente e todas as vezes que explodir em pedaços, junte apenas a metade deles. Chegará um momento em que você ja terá uma mente mais leve, mais ampla, mais capaz mais veloz mais universal. E finalmente quando notar que você não precisa mais de nenhum pedaço, bem ai, você ja será a propria sabedoria do sêr universal que todos somos.

    ResponderExcluir
  2. José Carlos! Que lindo! Meus olhos até brilharam! Muito obrigada pelo comentário. Seja bem vindo aqui no blog.
    : )

    ResponderExcluir
  3. a 5 dimensão seria nossa consciência divina... infinita.. onde não existe tempo e passamos a ser seres multidimensionais. que venha essa despertar logo!!! ;D

    gostei do blog .. irei acompanhar..

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo!!! Vamos fazer a nossa parte na expansão de consciência do planeta. Abraços,

      Excluir
  4. Será algo divinamente MARAVILHOSO quando a coletividade terráquea - quererei e já quero colaborar para isto - puder compreender,apreender e depreender a realidade da Vida Eternamente Viva,enquanto uma realidade holística,multidimensória,e para isso precisamos conseguir unificar Filosofia,Religião,Ciência e mesmo Arte,sob o denominador comum do que,à falta de termo melhor,por ora chamamos entendimento holístico - direi aqui,um entendimento holotrópico - isto é,voltado para o Todo,a Totalidade que,necessariamente,pressupõe,condensa e agrega tudo o que por ora apenas fragmentariamente conhecemos,na Terra,como conceitos religiosos,filosóficos e/ou espiritualistas.Por evolução e amadurecimento,haveremos,também nós,de atingir tal nível integral e integrativo de entendimento superior deste e de outros universos,isto é,de todo o Kosmo,até porque,essencialmente,somos todos viajores da Evolução,filhos do Infinito e herdeiros da Eternidade.

    ResponderExcluir
  5. A quarta dimensão pode ser experimentada, através de um método simples, porém minucioso, que demanda disciplina. Tenho 40 anos de idade, aos quatorze anos tive minha primeira experiência, e ao longo deste tempo pesquisei profundamente, posso assegurar que a quarta dimensão existe, e é tão material quanto a terceira.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo blog, muitas pessoas ainda estão na escuridão da ignorância, ferramentas on line como esta ajuda a descortinar essa situação...que venha o novo milênio!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo blog, o conhecimento está a nosso alcance...viva que venha esse novo e maravilhoso milênio!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom saber elevar esse conhecimento da 5ªdimensão. Excelente!

    ResponderExcluir
  9. como que a quarta dimensão impacta na terceira?Como o tempo impacta nas pessoas natureza e objetos ? Apenas envelhecendo e fazendo o ciclo de nascimento e morte ?Quer dizer que sem o tempo as coisa seriam eternas,estariam sempre lá ....num eterno presente ?Quer dizer que tempo é igual a limite e finitude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, o tempo quando relacionado ao espaço pode influenciar como um só. se entendermos ou diminuir o centímetro, também diminuíremos o tempo que, imagina duas réguas de 30 centímetro, uma quase o dobro do tamanho da outra, quando na verdade elas têm o mesmo tamanho, o que muda é a dimensão, daí vem o conceito de teleportar, etc

      Excluir
  10. Boa tarde, vc poderia me dizer quando esse estudo das dimensões foi introduzido no esoterísmo?
    Eu realmente tenho dúvidas e não estou encontrando nenhuma informação na internet sobre o assunto.
    Creio que possa ser algo bem antigo, mas queria ter certeza, pra relatar no meu projeto...Esse estudos detalhado das dimensões no esoterísmo foi antes ou depois da Teoria das Cordas (estudo das dimensões na mecânica quântica)?...Quem pode ter influenciado quem?...Foram estudos sem contato nenhum?

    Desde já, agradeço!!

    ResponderExcluir