sexta-feira, março 09, 2012

Física Quântica para todos (6)

O Princípio da Incerteza de Heisenberg

Obs: Como este pequeno artigo é destinado ao público leigo estarei colocando as ideias de forma bastante simplificada, e sem muito rigor em relação aos termos científicos padrões.

Werner Heisenberg

 
 O Princípio da Incerteza foi formulado em 1919 pelo físico alemão Werner Heisenberg e estabelece que não é possível ter simultaneamente a certeza da posição e da velocidade de uma partícula. Quanto maior for a precisão com que se conhece uma delas, menor será a precisão com que se pode conhecer a outra.  

É este o princípio que está na base da mecânica quântica.
Imagine que vc consiga isolar um elétron dentro de uma caixinha. Para observar este elétron jogaremos um pequeno feixe de luz dentro da caixinha. Como vimos nos posts anteriores a luz é tb vista com uma série de pequeniníssimas partículas, os fótons. Pensando nos fótons e no elétron como partículas, estes fótons ao interagirem com o elétron o arremeçariam para algum outro lugar dentro da caixinha, de forma que não conseguimos medir a posição sem alterar a velocidade.

Heisenberg mostrou que quanto mais precisamente tentamos medir a posição da partícula, mais informações perdemos em relação a sua velocidade, e vice-versa.
Não temos como ter as duas informações, da posição e da velocidade ao mesmo tempo.

Desta forma percebemos que na Física Quântica não cabe o conceito de trajetória. Para traçarmos a trajetória de uma partícula precisamos conhecer sua posição e sua velocidade a todo instante, coisa que como vimos é impossível. Na Física Quântica trabalhamos então com a ideia de salto quântico. As partículas simplesmente desaparecem de uma posição e reaparecem em outra, dependendo de sua mudança de energia, ao absorver ou emitir um quantum.

O físico Amit Goswami traz este conceito da incerteza em relação a posição (fixidez) e a velocidade (fluxo) para o contexto humano no livro O Médico Quântico. A fixidez seria representada na nossa mente pelo pensamento fixo, e a velocidade pelo fluxo de pensamentos. Perceba que quando vc se fixa em um pensamento vc perde o fluxo de ideias que podem se seguir, e da mesma forma se vc entra no fluxo, ao final de um tempo vc já nem sabe mais que pensamento originou toda aquela associação.

Tb pode-se relacionar a fixidez ao ego, fixo, condicionado, e o fluir podemos associar a criatividade e até a cura. Da mesma forma há sempre uma incerteza, não há como ter as duas medidas ao mesmo tempo. Se estamos mais no ego, perdemos o fluxo e a criatividade e vice-versa. Para isto o autor citado recomenda estar um pouco no ego e um pouco no self quântico, no fluxo, alternando Fazer e Ser, Fazer e Ser... Do, Be, Do, Be, Do, Be, Do.. que é uma de suas ideias centrais do Ativismo Quântico (como usar os princípios da FQ para mudar o mundo e a nós mesmos). 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário