domingo, setembro 18, 2011

Dalai Lama no Brasil

Maravilhosa a vinda de SS Dalai Lama ao Brasil! Em suas palestras e encontros com cientistas em São Paulo sua mensagem mais uma vez foi a da prática da compaixão, tolerância e respeito às diferenças. Independente da religião, de se ter alguma crença ou não, os valores éticos precisam ser incorporados em nossa sociedade e na ciência.
Excelente a palestra do Dr Edson Amaro Jr, do hospital Albert Einstein, falando sobre a plasticidade cerebral. Como é bom ver o talento e o brilhantismo de nossa safra de cientistas brasileiros. Maravilhosa também a palestra da Dra Tamara Russell  do King's College de Londres falando sobre "As aplicações clínicas das práticas contemplativas". Vale destacar de sua fala a importância dada a  - presença mental (mindfulness) - e que segundo sua pesquisa o que sempre estava no coração do problema era o  - lutar contra - uma determinada situação. 
Também o PhD Geshe Lobsang da Emory University, EUA, deu uma linda palestra mostrando, entre outras coisas, dados científicos de como a meditação age positivamente na parte neuroendócrina, medindo as taxas de hormônios relacionados ao stress, antes e depois de 6 semanas de prática de meditação contemplativa. Muito interessante também o estudo da capacidade de "ler a mente pelos olhos" ou seja, a capacidade de empatia, e como essa empatia, essa capacidade de entender o que se passa com outro ser, cresce entre as pessoas que praticam a meditação.
Finalizando o diálogo SS Dalai Lama falou sobre nossa busca pela felicidade, como que de modo algum ela pode estar separada dos valores internos. Não é uma questão de religião, nem de crenças, é uma questão prática.  Falou também sobre a perspectiva do secularismo, para disseminar os valores internos num nível universal isso deve ser feito no nível da educação. Os valores internos devem ser integrados pela educação, sem a necessidade de uma ou outra religião.
Gratidão a todos que colaboraram para tão precioso evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário