sábado, agosto 13, 2011

Laser

Por Eliane P. Serra Xavier

Quando estudamos a teoria quântica tudo parece muito confuso e irreal, mas a vasta tecnologia que temos hoje nos dá uma base de grande confiança no funcionamento quântico do mundo. O laser, por exemplo, é uma tecnologia largamente aplicada nos dias de hoje, desde canetinhas usadas em palestras até sofisticadas aplicações na medicina. A base teórica para a produção do laser está na física quântica, mas precisamente no salto quântico que elétron dá entre as órbitas permitidas do átomo.
Quando um átomo recebe energia seus elétrons saltam para órbitas mais afastadas do núcleo atômico (figura 1). Num movimento expontâneo o elétron retorna mais tarde ao nível de energia mais baixo e libera um fóton (um pacotinho de energia, para que ele "ajuste" sua energia a da órbita inferior - figuras 2 e 3). Este fóton ao se aproximar de outros elétrons, os estimulam a dar o mesmo salto quântico (figura 4), ou seja, a darem um salto que liberem exatamente a mesma energia (figura 5). Desta forma os fótons liberados são todos "irmãos gêmeos". Os fótons são então refletidos num espelho (figura 6) e jogados novamente para dentro do meio ativo. O processo se repete até que o laser produzido tenha energia suficiente para sair pelo orifício (canetinha de laser, por exemplo).

figura do site "como as coisas funcionam"

Desta forma a luz do laser só tem uma frequência de vibração. Não é como, por exemplo, a luz branca, como a luz solar, que tem várias frequências de vibração viajando juntas, as 7 cores do arco-íris. A luz branca seria como uma orquestra tocando várias notas musicais e o laser seria como vários violinos tocando uma mesma nota só! Por ser desta natureza a luz do laser é monocromática (lembrando que a cor está relacionada com a frequência), coerente e direcionada.
O laser pode ser produzido em várias frequências diferentes. A leitora de preços a laser de um supermercado, por exemplo, é um tipo de laser que está numa frequência que nossa visão não vê. É uma frequência baixa, que não causa danos biológicos.

fonte de pesquisa: site comotudofunciona (excelente site que indico fortemente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário