domingo, julho 10, 2011

Criatividade e o Salto Quântico

Por Eliane P. Serra Xavier

A física quântica nos diz que os elétrons orbitam o núcleo atômico em órbitas definidas, ou seja, os elétrons não podem estar em qualquer lugar ao redor do núcleo, eles podem estar somente em determinadas órbitas permitidas. Este modelo atômico, das órbitas quantizadas, foi proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr, que foi um dos principais arquitetos da mecânica quântica. Quando o elétron "pula" de uma órbita permitida para outra temos o chamado salto quântico. Este salto indica uma descontinuidade, pois o elétron desaparece de uma órbita e aparece na outra, sem nunca ter estado no espaço existente entre elas! O conceito de trajetória que aprendemos na física clássica, e que usamos no nosso dia a dia, não se aplica a física quântica. Na física quântica não existe trajetória! As partículas simplesmente desaparecem de um local e reaparecem em outro.

Observe na figura abaixo, que o elétron pode mudar de uma órbita para outra, desde que mude sua energia. Para ir de uma órbita mais próxima do núcleo para uma órbita mais externa, o elétron deve absorver um quantum de energia igual a diferença de energia entre as duas órbitas. Para fazer o salto contrário, ou seja, para ir de uma órbita externa para uma órbita mais próxima do núcleo atômico, o elétron deve emitir um fóton, ou um quantum de energia, tb equivalente a diferença de energia entre as duas órbitas saltadas.
Quando estamos agindo no mundo condicionados a nossa identidade, ao nosso ego, agimos de forma cartesiana, contínua, causal... Achamos que fazemos escolhas, mas na verdade optamos apenas dentro de um conjunto de ações já condicionadas. Mas ao praticarmos a meditação estamos exercitando nossa liberdade, estamos acessando espaços em nossa mente que estão além da indentidade e da responsividade (respostas automáticas). Por isso acontece às vezes, que ao sairmos da meditação tenhamos insights criativos. Quando nos conectamos a uma consciência maior, aí sim acessamos a criatividade, experimentamos a mudança quântica de energia, o salto quântico.

Einstein dizia que seu processo criativo era algo além do simples pensamento racional. Era algo que vinha de outro nível de consciência. Sendo assim, o salto quântico é fundamental para nossa felicidade e progresso na vida.  Einstein também dizia: "loucura é fazer hoje o mesmo que se fez ontem e querer que o amanhã seja diferente." Portanto, para recriarmos nossa vida, precisamos fazer uso desta descontinuidade quântica. Da verdadeira Criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário