sexta-feira, abril 22, 2011

Páscoa, renascimento e partículas fundamentais - física quântica

Por Eliane P. Serra Xavier

Hoje na física de partículas temos como partículas fundamentais os quarks, os leptons, e as partículas transportadoras de força, como o fóton, por exemplo, que é uma partícula transportadora da força eletromagnética.
Os quarks aparecem em seis tipos e os léptons em seis tipos também. O lépton mais conhecido é o elétron.
Estas partículas fundamentais, os seis quarks e os seis léptons, são subdividas em gerações (ou famílias).
As partículas de primeira geração são o quarks “up”, o quark “down” e os léptons “elétron” e “neutrino do elétron”. Toda a matéria que vemos no mundo é formada por esta primeira geração de partículas.
A segunda geração é  formadas pelos quarks “charmoso” e “estranho” e pelos léptons “múon” e “neutrino do múon”.
Fechando as três gerações, temos a terceira e última família que é formada pelos quarks “top” e “botton” e pelos léptons “tau” e “neutrino do tau”. Somando as três gerações de partículas fundamentais chegamos ao total de seis quarks e seis léptons.
O que é muito curioso é que, como foi dito acima, toda a matéria que nos rodeia, as montanhas, os mares, as galáxias, o ar que respiramos, tudo é feito apenas das partículas de primeira geração (quark “up”, quark “down”, “elétron” e “neutrino do elétron”), a única geração estável.
As partículas das outras gerações aparecem nos testes feitos em laboratórios e elas rapidamente decaem para as partículas de primeira geração.
Sendo assim, uma das grandes perguntas que a física hoje busca responder é: “Por que estas partículas de segunda e terceira gerações existem?!”
Observar estas misteriosas partículas, tomar conhecimento da existência delas, mas uma vez abre todo um vasto leque de possibilidades de interpretações. Seriam estas partículas pertencentes ao campo quântico das potencialidades (do "vir a ser")? Como alguns autores chamam de “o não manifesto”?
Como disse um famoso físico da atualidade “Fazer perguntas hoje em dia para a física exige uma coragem cada vez maior para aceitar as respostas!”
De uma forma ou de outra, mesmo estas perguntas ainda não sendo respondidas, sabemos que a matéria não é estática, como se pensava na física Newtoniana. Sabemos que no mundo das partículas quânticas tudo é movimento, tudo se move e se transforma o tempo todo. Os átomos de nosso corpo hoje não são os mesmos de ontem, eles apenas se parecem iguais porque seguem um mesmo padrão de comportamento. Pensando desta forma vemos que a mudança, o renascimento, o movimento, é uma Lei da Natureza, e se colocar contra ela traz desequilíbrios e sofrimento. Então basta relaxar, meditar, tranquilizar, e veremos que a paz já está lá, sempre esteve, e sempre estará. O renascer, o recriar, é simplesmente natural!

2 comentários:

  1. Hei Eliane!! Acredito que as pessoas estão começando a aceitar suas energias geradoras de todas as forças e interações, todo pensamento, palavra, intenção, criam universos co-emergentes. Os nomes científicos,penso,
    pouco importam para criarmos as condições de nossas consciências... Obrigada pelas suas contribuições genuínas! Beijossssss

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Que lindo comentário, vc é uma entendida mesmo do assunto! Vou começar a te levar pra ser monitora dos cursos de física quântica para leigos! Beijos

    ResponderExcluir