Transcrição do vídeo:
Eu acho que sustentabilidade é uma questão muito importante mas isso não vai acontecer a menos que tenhamos uma mudança na consciência. Nós ainda usamos o termo meio ambiente, que é tão inadequado. Não existe esta coisa de meio ambiente, existe o nosso corpo estendido. Não podemos viver sem a atmosfera, é nossa respiração. Aquelas arvores são nossos pulmões. As águas dos rios e oceanos são nossa circulação. O velho ciclo da natureza forma nossos corpos, então pq chamamos isso de meio ambiente? É tão crucial para o que chamamos nossa vida quanto este corpo, mas isto é meu, aquilo não é meu, é um tipo de distorção perceptual grave. Pq chamo isso de meu corpo e não a árvore? Pq estou de alguma forma sentindo que estou dentro deste corpo, mas eu não estou, não há nada aqui dentro do meu corpo. O verdadeiro eu é não-local, que significa que ele está em todo lugar. Então não estou mais perto disso nem daquilo no mesmo espaço-tempo. Então, acho que sem uma mudança na nossa percepção, onde vejamos o mundo como a extensão de nosso corpo, sustentabilidade é uma boa ideia e permanece apenas como uma boa ideia. Mas se quisermos uma real sustentabilidade tem que haver uma mudança espiritual numa massa crítica de indivíduos. É isso que quero ajudar a acelerar me aliando a outras pessoas, pq acho que sustentabilidade, justiça social, conflitos, terrorismo, disparidades econômicas, pobreza radical onde metade da população do mundo vive com menos de US 2,00 por dia , 20% com menos de um dólar por dia, não são problemas separados, é um único problema: o problema do eu separado. A não ser que curemos o eu separado todos estes problemas irão existir e todas as nossas abordagens serão reducionistas, então queremos fazer isso, fazer aquilo, mas o que de fato precisamos é uma mudança na consciência. Não haverá transformação social se não houver transformação pessoal. A sociedade é feita de pessoas.
Deepak Chopra
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMaravilhoso... Como disse Amit Goswami - "O olhar MUDA TUDO" e como isso tem mudado a minha vida a partir da mudança da minha visão de mundo!
ResponderExcluirQuerida Kátia!! É isso mesmo! Conforme formos assimilando esse novo conceito, da co-emergência, milagres acontecerão em nossas vidas! afinal o milagre nada mais é do que a mudança de perspectiva! obrigada pelo seu comentário!
ResponderExcluirBeijos pra vc colega quântica!
Eliane, a primeira vez que ouvi esse termo: MASSA CRÍTICA, foi com vc e achei uma definição perfeita para essa corrente de pessoas comprometidas com a salvação do Planeta e consequentemente da humanidade. Mesmo que não consigamos reverter o processo destrutivo imposto pela sociedade planetária, me apego ao que Buda disse quando falou da morte. Ele perguntou aos discípulos: O que é o contrário da morte? Prontamente responderam - A vida! Não, disse Buda, o contrário da morte é o nascimento, porque a vida é eterna.
ResponderExcluirGlaucon! Que lindo comentário! Perfeito.
ResponderExcluirAgradeço vc ter prestigiado meus cursos!
Grande abraço,