domingo, setembro 27, 2015

Física Quântica pelo WhatsApp?!



Recebo outro dia, tarde da noite, um WhatsApp de uma amiga muito querida: “Estamos num jantar aqui e o pessoal está falando de física quântica, você poderia falar pra nós o que é, se você estiver acordada?”
É muito engraçado este tipo de mensagem, pois quem dera a ciência de um modo geral pudesse ser explicada assim em poucas palavras. Pra começar a ciência trabalha com modelos científicos, ou seja, são teorias que precisam de um contexto, de várias definições preliminares, para que depois a gente possa explicar o sentido que aquilo tem, levando em consideração todos os parâmetros citados… É chato mesmo e dá trabalho.
Mas se eu fosse responder de forma rápida e resumida a pergunta de minha amiga eu poderia dizer: “A física quântica é a parte da física que trabalha com dimensões da ordem de 10 -10  metros ( um angstrom)  e menores." Com certeza ia trocar seis por meia dúzia e ninguém iria entender nada. Talvez uma resposta melhor seria: “A física quântica traz a ideia de que a energia é quantizada em pequenos pacotes discretos que chamamos de quantum.” Aí acho que já começa a ficar mais interessante. Mas provavelmente as pessoas perguntariam: “E daí?” Daí é que começa a ficar bom!
Para definir mesmo a física quântica, é preciso definir as esquisitices com as quais ela se define, dualidade onda-partícula, probabilidades, princípios da incerteza e da complementaridade, colapso da função de onda, observador, emaranhamento quântico, entre outros.
Então eu continuo a me perguntar, como fazer uma resposta disso tudo resumida pelo WhatsApp?! São os tempos modernos… e nossa cultura que anda cada vez mais apressada. Vamos ver… Uma vez “flagrei” um aluno explicando assim pro outro numa aula: - “A dualidade onda-partícula é assim, se uma mulher bonita esta andando na rua e ninguém olha ela é uma onda, se alguém olha ela vira partícula.” Achei muito engraçado e divertido como a gente tenta colocar estes conceitos quânticos, que na verdade não tem nada com que se possa comparar no mundo clássico, de maneira mais “palpável”. É válido. Mas na verdade seria assim, a física quântica vai jogar por terra tudo o que você acha que sabe sobre o conhecimento do mundo e do Universo, e de como as coisas funcionam. Abra sua mente para o novo, se esvazie de conceitos anteriores, e principalmente não tente encaixar a física quântica dentro do paradigma clássico. Não entra! Ao tentarmos fazer isso a física quântica se torna maluca, paradoxal, sem sentido, tudo porque a estamos olhando com os “olhos” errados. Então como seria a maneira indicada para olharmos para esta teoria? Seria ter um olhar livre de conceitos pré-estabelecidos, como o olhar de uma criança. Livre e aberta às infinitas possibilidades que este novo conhecimento oferece. Olha-la como uma ciência da mente e do coração. Onde realmente internalizaremos sua sabedoria, quando nos abrimos com todo o nosso Ser, profundo e primordial.
Sei que no fim das contas não respondi a pergunta ainda. Mas acreditem, a dúvida e a curiosidade abrem a perspectiva! A resposta fecha. Precisamos deixar de nos relacionar com os rótulos e preconceitos que congelamos em nossa mente, e nos relacionarmos com o fenômeno em si! Vasto, amplo, misterioso, fascinante em todas as suas nuances. Isso é precioso! É sublime, sagrado. E pra mim, isso é a física quântica.


PS: No blog Sabedoria Quântica tem os posts “física quântica para todos”, onde vou explicando uma esquisitice de cada vez, em doses homeopáticas. Bons estudos e boa jornada!